O fim da agilidade (será?)

Reynaldo Barros Jr
1 min readFeb 6, 2024

Preparei para você um resumo de tudo que tratamos na live de ontem com especialistas em liderança convidados. Falamos sobre:

Qual é o resultado do trabalho do Agilista?

- O vídeo aborda a falta de efetividade e visibilidade do trabalho dos agilistas no mercado, resultado de uma saturação de profissionais sem casos de sucesso suficientes.

A saturação do mercado

- A bolha de ilusão criada ao redor da agilidade levou a uma desconfiança atual no trabalho dos agilistas, com foco em corte de custos e eficiência.
- Os processos seletivos tornaram-se mais seletivos, exigindo não apenas certificações, mas também a incorporação efetiva dos princípios da agilidade.

Que agilidade é esta que tanto matamos?

- Há críticas à falta de clareza na definição do termo “agilidade”, com diferentes interpretações e dificuldades em estabelecer objetivos claros.

Eu que sou agilista ou queria entrar na área de agilidade, o que faço?

- A discussão aborda a resistência à mudança, destacando a necessidade de competências técnicas e habilidades específicas, além de questionar a relevância de certificações.

Estou propondo a você que assista ao vídeo e se você preferia uma versão em texto , aqui no Medium, deixe seu feedback aqui nos comentários. Fechado? Estou tentando achar o melhor formato para te atender.

--

--

Reynaldo Barros Jr

Você é ou quer ser líder em tecnologia? Falo coisas que podem servir para você! ;)